Resumo
"The Massacre" (originalmente chamado de "St. Valentine's Day Massacre") é o segundo álbum do rapper e empresário 50 Cent. Seu lançamento foi adiado de 14 de Fevereiro de 2005 para 3 de Março por problemas de agenda.
Este é o primeiro álbum de 50 Cent a vender mais de 1 milhão de cópias já na sua primeira semana de lançamento, sendo a 6ª maior vendagem para uma primeira semana desde que o rastreamento de vendas criado por Nielsen SoundScan começou em 1991.
Lançamento
Lançado oficialmente em 3 de Março de 2005 através da Shady/Aftermath/G-Unit e distribuído pela Interscope Records, estreou já na 1ª posição da Billboard 200 com a incrível marca de 1,15 milhões de cópias vendidas em 4 dias de lançamento. Tal recorde, colocou The Massacre como o segundo maior lançamento de hip-hop na sua semana de lançamento, atrás apenas de Eminem com The Marshall Mathers LP em 2000, que vendeu 1,76 milhões de cópias.
Em 11 de Abril de 2005 o álbum já havia passado das 4 milhões de cópias vendidas, recebendo a certificação de Platina Quádrupla. Até 16 de Dezembro de 2005, recebeu a certificação de 5x Platina por mais de 5 milhões de cópias vendidas.
Finalmente em 24 de Fevereiro de 2020, o álbum atingiu a marca de mais de 6 milhões de cópias vendidas, recebendo a certificação de 6x Platina.
Recepção da Crítica
The Massacre foi bem recebido pela crítica especializada, com a revista Vibe escrevendo:
50 Cent entrega um álbum tenso, embora menos explosivo quanto seu antecessor, destinado tanto a silenciar aqueles que o odeiam quanto manter as mulheres à seus pés.
Já Gret Tate do The Village Voice diz:
Como Tupac, 50 Cent tem um dom para utilizar os refrões com toques pops.
É a coleção mais louca de música gangsta desde Tupac com All Eyez On Me.
Kelefa Sanneh do The New York Times escreveu:
É um álbum tão viciante quanto seu antecessor.
50 Cent é um compositor astuto, especializado em "faixa óbvias", mas quase irresistíveis, que sempre parecem melhor quanto mais você as ouve.