Above The Law

Above The Law

Detalhes

Origem
Pomona, Califórnia, EUA

Período Ativo
1989-2012

Ex-Membros
Cold 187um, DJ Total K-Oss, KM.G, Go Mack

História

O Above The Law foi um grupo de hip-hop originário de Pomona na Califórnia, fundado em 1989 por Gregory "Cold 187um/Big Hutch" Hutchison, Kevin "KMG, The Illustrator" Michael Gulley (1969-2012), DJ K-Oss e Go Mack.

O grupo assinou seu primeiro contrato com Eazy-E e a Ruthless Records em 1989.

Primeiro Lançamento

Depois de assinarem um contrato com Eazy-E, o grupo lançou já no ano seguinte seu primeiro projeto: "Livin' Like Hustlas", com produção principalmente dividida entre Dr. Dre e Big Hutch, com Eazy sendo o produtor executivo. O grupo N.W.A. (de Eazy-E e Dr. Dre) fizeram uma participação na última faixa do álbum, chamada "The Last Song". O álbum conseguiu uma modesta posição #75 na Billboard 200 e chegando a um pico de #14 na Top R&B/Hip-Hop Albums. Durante essa época, Eazy e e grupo se tornaram mais próximos, transformando neles em uma das principais figuras da Ruthless Records, ao lado do até então N.W.A..

Black Mafia Life e Uncle Sam's Curse

Depois de lançar um EP em 1991, "Vocally Pimpin'" que não chamou muito a atenção, em 1993 o grupo lança "Black Mafia Life" um dos co-fundadores do gênero G-Funk, que foi junto com The Chronic - álbum solo de Dr. Dre depois da sua saída da Ruthless Records e fim do N.W.A. - e Doggystyle - de Snoop Doggy Dogg - os álbuns mais destacados deste estilo musical nos anos 90. Este detalhe é contestado por Big Hutch, de que o Above The Law criou este gênero musical, uma vez que já o havia apresentado no álbum e EP anterior. Tanto Dre quanto Big Hutch influenciaram no estilo musical um do outro, já que trabalharam juntos no primeiro álbum do Above The Law. 

"Black Mafia Life" conta com participações de 2Pac, Money B (do Digital Underground), Eazy-E, Kokane e MC Ren. Este álbum também marcou a partida de Go Mack do grupo, restando apenas 3 membros.

Para 1994 o grupo seguiu no seu trabalho, e neste ano em 12 de Julho de 1994, foi lançado "Uncle Sam's Curse" que também não teve um alcance muito grande, pegando apenas a posição #113 na Billboard 200 e #15 na Top R&B/Hip-Hop Albums. Assim como o álbum anterior, Big Hutch e DJ K-Oss foram responsáveis pela produção direta do álbum. O álbum vendeu cerca de 250 mil cópias e não conseguiu a certificação de Ouro da RIAA. Este foi o último lançamento do grupo pela Ruthless Records.

Em 1995, o grupo ficou sem casa quando o fundador da Ruthless Records, Eazy-E, morreu vítima de complicações de HIV que lhe causou uma pneumonia. O grupo partiu então em direção a Tommy Boy Records, reconhecida por ter feito parte da carreira de muitos grupos e rappers undergrounds e mainstreams.

Retorno com Novo Álbum e Anos Seguintes

Agora já dentro da Tommy Boy o grupo trabalhou em um novo álbum que saiu em 22 de Outubro de 1996, chamado "Time Will Reveal" que assim como os álbuns anteriores, não alcançou um sucesso mainstream propriamente dito, com uma 16ª posição na Top R&B/Hip-Hop Albums e uma posição de #80 na Billboard 200.

Dois anos mais tarde, em 1995, o grupo trouxe o seu último álbum junto com a Tommy Boy, "Legends" que saiu em 24 de Fevereiro de 1998, e contava com gravações feitas ainda em 1997, logo após "Time Will Reveal". O álbum conseguiu a posição de número #27 na Top R&B/Hip-Hop Albums e #142 na Billboard 200.

Depois de sua saída da Tommy Boy, o grupo entrou para a gravadora Street Solid, e em 1999 saiu o penúltimo álbum do grupo, "Forever: Rich Thugs, Book One" em 26 de Outubro de 1999 que sequer teve aparições nos gráficos da Billboard.

Após este lançamento, o grupo foi contratado pela Death Row Records, com intermeio de Marion "Suge" Knight. O objetivo era Big Hutch e o grupo serem os novos produtores musicais e diretores musicais da gravadora. Eles começaram a gravar um novo álbum chamado "Diary Of A Drug Dealer" que iria sair em 2002, mas foi adiado por várias vezes, enquanto Big Hutch trabalhava também como produtor para artistas da gravadora, principalmente para o lançamento do álbum do rapper Crooked I, álbum que nunca viu a luz do dia. Todos esses delays levaram a rumores sobre uma separação do grupo, o que não se concretizou.

O grupo, ao final de 2002 deixou a Death Row Records sem lançar nenhum projeto, que finalmente foi lançado em 2009 sob o selo da Beatology, com o nome "Sex, Money & Music", quase 10 anos depois do último lançamento. O único single do grupo, a faixa-título "Sex, Money & Music" foi lançado ainda em 2002. Este foi o último lançamento.

Em 7 de Julho de 2012, foi reportado e confirmado naquele dia que KMG havia falecido, de causas desconhecidas. Ele tinha 43 anos.

De acordo com o afiliado de longa data do grupo, Kokane, o grupo havia gravado um novo álbum antes do falecimento de KMG, com Big Hutch complementando que haviam mais de 30 faixas inéditas gravadas. O álbum foi rumorizado com o nome "Victims Of Global Politcs", mas nenhuma data foi fornecida e até hoje nenhum material foi lançado.

Depois disso, o grupo se desfez completamente com Big Hutch seguindo com sua carreira solo.