Resumo
Gratest Hits é uma compilação das melhores músicas lançadas pelo rapper Tupac Shakur durante a sua carreira, contando com 2 CD's. O álbum é composto em ordem não-cronológica, trazendo 21 faixas dos 6 primeiros álbuns lançados por ele, sendo 5 solos e 1 em conjunto com o Thug Life.
Além disso, contém 4 faixas inéditas que não haviam sido lançadas anteriormente, sendo elas:
- "God Bless The Dead" gravada em 1996 e cortada provavelmente do álbum The Don Killuminati: The 7 Day Theory lançado em 1996;
- "Unconditional Love" que foi escrita por 2Pac para MC Hammer que na época era artista da Death Row, como um incentivo ao lançamento do seu primeiro álbum pela gravadora. 2Pac acabou gostando da letra da música, e gravou uma demo. Esta então foi remixada para o lançamento de Gratest Hits. Hammer mais tarde lançou sua própria versão para o seu álbum Familly Affair em 1998;
- "Troublesome '96" gravada em 1996 e que aparentemente foi cortada do álbum All Eyez On Me de 1996.
- "Changes" que foi gravada originalmente em 1992, no período entre os álbuns 2Pacalypse Now e Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z..
California Love, 6ª faixa do Segundo CD é uma versão alternativa da versão que foi lançada anteriormente em All Eyez On Me que originalmente seria parte do segundo álbum de Dr. Dre, The Chronic II planejado para ser lançado em algum momento de 1996, mas que foi cancelado posteriormente pela saída do rapper e produtor. No encarte do álbum a faixa é listada como California Love (Original Version).
Lançamento
A compilação foi lançada oficialmente em 24 de novembro de 1998, dividindo o lançamento entre a Death Row - detentora do material durante a estadia do rapper - e a Amaru Entertainment, fundada pela mãe do rapper, Afeni Shakur - responsável por todo material lançado pré-Death Row e seu material não lançado, com a Interscope Records sendo responsável pela distribuição. Estreou na 5ª posição da Billboard com 268 mil cópias vendidas na primeira semana, atingindo a 3ª posição em Janeiro de 1999. Como resultado do sucesso, passou 319 semanas - cerca de 6 anos - entre os 200 álbuns mais vendidos da Billboard.
Em 23 de Dezembro de 1999 o álbum já havia sido certificado com Platina Sêxtupla com mais de 6 milhões de cópias - a RIAA entende como cada um dos discos do álbum por suas vendas individuais, sendo assim, cada disco "vendeu" 3 milhões de cópias - vendidas, sendo então contemplado em 16 de Outubro de 2000 com 9x Platina, por mais de 9 milhões de cópias vendidas. Em 23 de Junho de 2011, 7 dias após o aniversário de Tupac Shakur de 40 anos, o álbum foi certificado com Diamante, por mais de 10 milhões de cópias vendidas, sendo um dos dois álbuns do rapper a alcançar tal marca - sendo o outro All Eyez On Me em 23 de Julho de 2014.
A faixa "Changes" rendeu a inédita, primeira e única indicação póstuma ao Grammy Awards de 2000 de Melhor Performance Solo de Rap.
A aparição virtual de Tupac no Festival de Coachella em 15 de Abril de 2012, fez com que o álbum reentrasse na Billboard 200, vendendo mais 4 mil cópias adicionais.