The Don Killuminati: The 7 Day Theory

The Don Killuminati: The 7 Day Theory

Data de Lançamento
05 de Novembro de 1996

Duração
59:05

Faixas
12

Vendas
3,9 milhões de cópias vendidas

Certificação
3x Platina

Gravadoras
Death Row, Interscope

Singles

1 Toss It Up 26 de Setembro de 1996
2 To Live & Die In L.A. 16 de Novembro de 1996
3 Hail Mary 11 de Fevereiro de 1997

Resumo

"The Don Killuminati: The 7 Day Theory" - é o quinto e último álbum de estúdio do rapper Tupac Shakur. Sua finalização foi completada durante a primeira semana de Agosto de 1996, cerca de um mês antes da morte do rapper.

Um detalhe importante sobre o álbum, é que neste álbum, 2Pac muda sua alcunha para Makaveli, The Don, baseada na lenda do italiano Nicolau Maquiavel, além de ser encontrado na parte de trás do álbum a frase "Exit 2Pac, Enter Makaveli", uma alusão a nova persona que 'Pac havia criado.

As letras foram escritas e gravadas em apenas três dias e a mixagem demorou mais quatro dias. Inicialmente definido como "The 3 Day Theory", EDI Mean do Outlawz e Ronald "Riskie" Brent revelaram em uma entrevista em agosto de 2014 que o nome oficial do álbum foi confundido na pressa de lançar o álbum após a morte de Tupac. O rapper queria que o álbum fosse chamado "Killuminati: The 7 Day Theory", com "Makaveli, The Don" referido como o nome do artista e "Killuminati: The 7 Day Theory" como o título principal, no entanto, no caos que vivia a Death Row na época, acabaria rotulando incorretamente o título.

Ronald "Riskie" Brent é o criador da pintura da capa de The 7 Day Theory . A capa do álbum, que apresenta Shakur na cruz em uma tentativa de transmitir sua crucificação pela mídia, pretende implicar uma ressurreição artística e foi criada em meados de agosto de 1996. George "Papa G" Pryce, ex-chefe de publicidade da Death Row, afirmou que: "O que fizemos foi uma espécie de ironia e não estava pronto para sair, mas depois que Tupac foi assassinado, acabou saindo... Antes disso, seria uma espécie de lançamento underground. "

Um dos grandes destaques desse álbum é o seu tema mais obscuro e sombria sob a persona de Makaveli. Grande parte do álbum contém temas sombrios e discursos diretos contra os seus inimigos à época.

Lançamento

Lançado em 5 de Fevereiro de 1996, sob selo da Death Row Records e distribuído pela Interscope Records. São apenas 12 faixas compondo o álbum, tornando esse o menor lançamento do rapper até então na sua carreira. Sua estréia foi com 664 mil cópias vendidas na primeira semana, abocanhando a 1ª Posição na US Billboard 200 e Top R&B/Hip-Hop Albums. Em 15 de Junho de 1999 foi certificado 4x Platina por mais de 4 milhões de cópias vendidas.

Recepção da Crítica

Talvez a melhor definição seja: Enquanto 'All Eyez On Me' claramente é uma celebração da vida, 'The 7 Day Theory' é um mergulho sombrio na cabeça de 2Pac..

No entanto, o desempenho crítico do álbum foi bem abaixo do esperado, gerando críticas mistas pela maioria dos críticos.

Rolling Stones escreveu: 

As faixas são uma ameaça pesada e suave. O efeito de vocais e refrões em muitas faixas tem um peso buscado no fundo de algo. Infelizmente, o álbum - lançado apenas 2 meses da morte do rapper - apenas perpetua os esteriótipos do Gangsta Rap de Los Angeles e a sua rixa com Costa Leste, que além de inútil, acabou sendo mortal.

The New York Times escreve através de Neil Strauss: 

Sendo a última resistência do Sr. Shakur, 'The Don Killuminati' se sai muito mal se comparado ao seu lançamento anterior, 'All Eyez On Me'. Este foi claramente concebido como um álbum paralelo, uma forma de queimar energia criativa, derrubar seus rivais da Bad Boy e preparar seus fãs para o próximo álbum.

O Los Angeles Times escreve através de Cheo Hodari Coker: 

Enquanto há momentos de poder e esperta em 'The Don Killuminati', falta ambição e alcance encontrados em 'All Eyez On Me' e 'Me Against The World'. Nestes álbuns - e músicas como 'Lord Knows' e 'Only God Can Judge Me' - há o legado tortuoso e o talento do artista pode ser encontrado.

Lista de Faixas

Faixa Título Duração Tradução
1 Bomb First (My Second Reply) (featuring Outlawz) 04:57 Tradução
2 Hail Mary (featuring Outlawz) Single 05:10 Sem Tradução
3 Toss It Up (featuring Aaron Hall, Danny Boy and K-Ci & JoJo) Single 05:06 Tradução
4 To Live & Die In L.A. (featuring Val Young) Single 04:33 Tradução
5 Blasphemy 04:38 Sem Tradução
6 Life Of An Outlaw (featuring Outlawz) 04:56 Sem Tradução
7 Just Like Daddy (featuring Outlawz) 05:07 Sem Tradução
8 Krazy (featuring Bad Azz) 05:16 Sem Tradução
9 White Man'z World 05:38 Sem Tradução
10 Me And My Girlfriend 05:08 Sem Tradução
11 Hold Ya Head (featuring Hurt-M-Badd) 03:59 Sem Tradução
12 Against All Odds 04:37 Sem Tradução