Resumo
Still I Rise é um álbum colaborativo entre 2Pac e seu grupo formado, The Outlawz. O álbum contém material de Tupac durante a sua estadia na Death Row Records, entre o final de 1995 até final de 1996. O conteúdo compreende o período entre 14 de Outubro de 1995, as primeiras gravações do rapper pela Death Row e 6 de Setembro de 1996, data das últimas faixas gravadas por ele em vida, um dia antes do seu atentado que ocorreria em 7 de setembro, que mais tarde levaria a sua morte em 13 de setembro de 1996.
O álbum foi largamente produzido pelos principais produtores de longa data do rapper, como Tony Pizarro, Johnny "J" e QDIII, contendo aparições de Big Syke e Nate Dogg.
Lançamento
O álbum foi lançado em 21 de Dezembro de 1999 sob o selo da Death Row Records e distribuído pela Interscope Records. Estreou na 7ª posição da Billboard 200, vendendo aproximadamente 408 mil cópias na sua primeira semana de lançamento. Seu único single foi a faixa "Baby Don't Cry (Keep Ya Head Up II)" - uma espécie de remake da faixa original lançada em 1993 chamada "Keep Ya Head Up" para o álbum Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. - lançada como single em 28 de Outubro de 1999.
Em 2 de Fevereiro de 2000 foi certificado como Platina por mais de 1 milhão de cópias vendidas. Até Setembro de 2011, o álbum já havia vendido cerca de 1,7 milhões de cópias.
Recepção da Crítica
O Los Angeles Times deu 3 de 4 estrelas pelo álbum, a Uncut Magazine deu 3 de 5 estrelas.
John Bush do AllMusic escreveu:
Mais de três anos após sua morte, é difícil acreditar que ainda há material 2Pac inédito lá fora, muito menos material de qualidade. Depois de nada menos que três álbuns póstumos construídos em torno do que 2Pac produziu quando ele ainda estava vivo, o poço aparentemente ainda não secou, e Still I Rise é o resultado inevitável. [...] Há algumas lacunas muito grandes em Still I Rise entre rimas realmente entregues por 2Pac, [...] também há uma inegável impressão, alguns diriam óbvias, de que este álbum simplesmente não carrega a marca do próprio rapper.
[...] Como em outros lançamentos póstumos do 2Pac, Still I Rise vem com quatro ou cinco faixas sólidas que podem ter sobrevivido aos cortes em um álbum real do 2Pac. A faixa título e "Letter to the President" são vencedores óbvios, ainda dependentes do G-funk que 2Pac fez famoso, e (felizmente) não influenciado pela crescente insurgência do final dos anos 90 das produções de hip-hop. E "Baby Don't Cry (Keep Ya Head Up II)" é uma faixa de mensagem surpreendentemente tocante. Para qualquer um dos fãs será muito bom ouvir sua voz novamente em um novo material. Só que não é o álbum que 2Pac teria produzido se ele ainda estivesse vivo.