Resumo
"R U Still Down? (Remember Me)" - é o sexto álbum e primeiro póstumo do rapper Tupac Shakur.
Este é o primeiro álbum a ser lançado sob o selo da recém fundada gravadora Amaru Entertainment. A gravadora foi fundada por Afeni Shakur, que a partir deste momento passava a ter controle criativo sobre todo o conteúdo não-lançado por 2Pac em vida.
Grande parte do material que se encontra nos dois discos que compõem o álbum, advém de material não-lançado ou não finalizado por 2Pac no período pré-Death Row, entre 1992 e 1994 - que compreende os lançamentos dos álbuns: Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z., Thug Life: Volume 1 e materiais que estavam programados inicialmente para Me Against The World.
Seu foco principal no álbum foi em temas que envolviam a vida de 2Pac e sua visão de vida, antes de toda a confusão entre a Costa Oeste e Costa Leste dos Estados Unidos que ocorreu principalmente entre o meio de 1995 e foi até meados de 1996.
Lançamento
Lançado em 25 de Novembro de 1997, sob selo da Amaru Entertainment e distribuído pela Interscope Records e Jive Records. São 26 faixas compondo o álbum com material inédito, grande parte dele sem qualquer mixagem nova, lançados com suas versões originais.
O álbum estreou na #1 posição da US Top R&B/Hip Hop Albums e #2 da Billboard 200, com 549 mil cópias vendidas apenas na primeira semana. Em 15 de Dezembro o álbum já era certificado como Platina Quádrupla por mais de 4 milhões de cópias vendidas.
Recepção da Crítica
A recepção do álbum em si, foi bem mista pelo lado da crítica especializada.
A Spin escreveu:
Como sempre, há muitas besteiras autodestrutivas, mas, como um todo, o álbum é assustador e inegável.
A Entertainment Weekly escreve através de Matt Diehl:
Muitas das 26 faixas mal merecem uma demonstração de gangsta rap... Ainda assim, o talento bruto de 2Pac acende quando sua voz fica rouca de raiva e sua mistura de confiança carismática e paranóia de Travis Bickle é uma lembrança agridoce de um artista talentoso, mas contraditório, perdido na guerra do rap.