Resumo
"Before I Self Destruct" é o quarto álbum do rapper e empresário 50 Cent, e seu último lançamento em conjunto com a Shady Records, Aftermath Entertainment e G-Unit, sendo distribuído pela Interscope Records. Planejado originalmente como o álbum de 2007 de Fifty, este teve sua data substituída pelo lançamento de "Curtis", que saiu em 11 de Setembro de 2007.
Inicialmente este álbum já havia 12 faixas confirmadas para 2007, mas como foi substituído por "Curtis", sua data de lançamento foi colocada para 2008. Sua primeira data apareceu em 4 de Fevereiro de 2008, mas foi adiado para Março por conta do adiamento de Curtis, que havia ficado para Setembro de 2007. Mais tarde, Tony Yayo e Lloyd Banks revelaram que o lançamento de Before I Self Destruct teria ficado para o terceiro trimestre de 2008, com Fifty colocando a data em 9 de Dezembro de 2008.
A data não se confirmou com a MTV afirmando com o lançamento sendo em 2009 e Fifty marcando o dia 3 de Fevereiro de 2009 como lançamento. Foi novamente adiado para Março por conta do lançamento do álbum Relapse de Eminem. Mais um adiamento marcado, com Junho sendo a janela de lançamento, já que Relapse foi adiado também. Com a nova data marcada para o Outono de 2009, mais precisamente em Setembro, Fifty diria "Segunda semana de Setembro, eu estarei de volta as ruas baby".
A data confirmada foi dia 11 de Setembro, três dias depois do lançamento de "The Blueprint 3" de Jay-Z. No entanto, Fifty fez uma nova confirmação, agora para 29 de Setembro, que não se concretizou. Foi novamente anunciado agora, em 3 de Novembro, mais foi novamente adiado no final de Outubro, agora com uma nova data para possivelmente 24 de Novembro.
Depois de muitos adiamentos e um retrabalho de Fifty devido, segundo ele, a vazamento de faixas na Internet, o álbum foi lançado digitalmente no iTunes em 9 de Novembro, com as cópias físicas sendo lançadas em 16 de Novembro.