"Curtis" é o terceiro álbum do rapper e empresário 50 Cent. Inicialmente, para o ano de 2007, Fifty tinha em mente o lançamento de "Before I Self Destruct", mas acabou mudando a data posteriormente para 2008 e depois para 2009, onde foi finalmente lançado.
Seu nome original era "Curtis S.K.K.", mas foi mudado duas vezes durante a sua fase de conceito, gravação e produção, onde o "S.K.K." foi colocado, e na versão final do álbum foi retirado, sobrando apenas o nome "Curtis". Há vários significados para a sigla "S.K.K.", como "SoundScan Killer", "SouthSide King" ou "Shoot, Stab, Kill". Fifty afirmou que este álbum foi inspirado por sua vida antes da estreia de seu badalado "Get Rich Or Die Tryin'" onde ele era apenas conhecido apenas pelo seu primeiro nome, Curtis.
Lançamento
Lançado oficialmente em 11 de Setembro de 2007 através da Shady/Aftermath e distribuído pela Universal/Interscope, o álbum estreou na 2ª posição da Billboard 200, vendendo 691 mil cópias na sua primeira semana de lançamento. Foi o quarto álbum a mais vender na sua primeira semana de lançamento, atrás de Linkin Park, Eagles e Alicia Keys.
Foi o lançamento mais fraco em questão de vendas para 50 Cent, que havia vendido 872 mil cópias no seu álbum de estreia (Get Rich Or Die Tryin' de 2003) e 1,14 milhões no seu segundo álbum (The Massacre de 2005), respectivamente.
No total o álbum vendeu cerca de 1,2 milhões de cópias só nos EUA.
Recepção da Crítica
O álbum foi recebido com críticas mistas, enumerando a falta de criatividade e a simplicidade do conteúdo do álbum em relação aos seus antecessores.
David Jeffries do AllMusic escreveu:
É muito divertido e ainda mais impressionante que 50 continua nessa posição e no topo.
Greg Kot do Chicago Tribune escreveu:
Num momento onde os consumidores estão expressando sua insatisfação com a indústria musical, "Curtis" provê exatamente o que eles (consumidores) não querem: Mais do mesmo.
Alguns outros críticos aliviaram, como Steve Jones do USA Today:
Fazer grana e proezas sexuais não são novas na carreira de 50, mas ele os entrega com arrogância e talento incomparáveis.